EDITORA PERSPECTIVA RELANÇA NZINGA,

OBRA ICÓNICA DE ROY GLASGOW

 

A rainha Nzinga com seu séquito , em desenho de 1622 do frei capuchinho
Giovanni Antonio Cavazzi de Montecuccolo, contemporâneo de Nzinga.

 

No segundo semestre de 2013, no bojo da conhecida Coleção Debates - série respeitadíssima no circuito editorial brasileiro - a Editora Perspectiva relançou Nzinga: Resistência Africana à investida do colonialismo português, de autoria do historiador Roy Glasgow.

A obra de Roy Glasgow retrata a trajetória de uma grande Rainha angolana, Nzinga para angolanos e Ginga para brasileiros, que desempenhou proeminente papel no enfrentamento do colonialismo e do tráfico de escravos, tornando-se, pois uma representação emblemática da Africanidade.

Presente no universo coloquial brasileiro e em muitas manifestações do folclore nacional, dar visibilidade a essa importante iniciativa da Editora Perspectiva seria o mínimo se esperar de alguém que como eu, é assumidamente um pesquisador africanista.

Assim, logo que tomei conhecimento do relançamento escrevi uma resenha que para minha satisfação, foi publicada no exemplar nº. 41 (Outubro 2013), do Jornal Cultura, a mais prestigiada publicação cultural de Angola.

Para saber mais sobre essa notável publicação, segue cópia da minha resenha, publicada pelo jornal Cultura, na República de Angola, pátria da notável Rainha Nzinga:

 

 

 

O teor integral do texto publicado pode ser acessado no link abaixo. 
Clique aqui para fazer o download do arquivo em PDF


Joomla Templates by Joomla51.com