GEOGRAFIA DO TIMOR LESTE

 

Desfile de guerreiros tradicionais do Timor Leste em Dili, 2012

 

Um dado significativo da minha trajetória enquanto ativista e autor foi meu envolvimento com as lutas de independência do Timor-Leste, uma causa que abracei de longa data e que me inspirou a escrever vários manifestos, materiais de análise e de divulgação da resistência à ocupação do país pela Indonésia, ocorrida em 1975, em plena guerra fria.

Nesta sequência, elaborei diversos textos, grandes e pequenos, sobre a saga admirável da resistência popular timorense aos invasores indonésios.

Um destes materiais foi Em Timor-Leste, A Luta Continua!, elaborado para o Boletim da Agência Ecumênica de Notícias em 1993, e que está disponibilizado na seção de História deste site.

Outro texto, mais denso, é a publicação Brava Gente de Timor (Editora Xamã, 1997), escrito a quatro mãos em parceria com Carlos Serrano, companheiro de muitas aspirações e ideais.

Ademais, contou com o Prefácio de Noam Chomsky, o maior intelectual norte-americano vivo, que nos honrou em apresentar o livro com sua irretorquível determinação em defender causas justas.

Por fim, Geografia do Timor Leste é um ensaio escrito em 2003, a partir de um convite formulado pela jornalista Rosely Forganes, conhecida ativista brasileira pró-Timor, com o fito de divulgar dados referentes ao país irmão no Site dos Crocodilos.

Texto que outrossim, encontra-se disponível a quem quer que seja no arquivo abaixo.

 

 

 

O teor integral do texto publicado pode ser acessado no link abaixo. 
Clique aqui para fazer o download do arquivo em PDF


Joomla Templates by Joomla51.com