MAIS ÁGUA, MENOS LIXO: RECICLAR OU REPENSAR?

 

mais agua menos lixo

 

Mais Água, Menos Lixo: Reciclar ou Repensar? constitui texto publicado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Local São Paulo, no Boletim Paulista de Geografia, nº 79, pp. 91-106, 2003.

Enfocando cinco referências básicas (recursos hídricos, resíduos sólidos, matriz energética, sistemas de gestão de resíduos, apropriação dos recursos naturais), este material foi um dos ensaios elaborados durante o meu Doutoramento em Geografia (2000-2006).

Uma nota de interesse é o fato do artigo polemizar os chamados três "R". Em gestão ambiental, é comum referendar a discussão relacionada com a gestão dos resíduos com base em três conhecidos procedimentos iniciados com a letra "R". Estes seriam: R de Reduzir, R de Reutilizar e R de Reciclar.

Todavia, a proposta central do texto é o entendimento de que na ausência de um "R" adicional - de Repensar - não explicitamos a contradição central do meio ambiente no mundo contemporâneo, pois com isso omitem-se as causas mais profundas da crise ambiental.

 

 

 

O teor integral do texto publicado pode ser acessado no link abaixo.
Clique aqui para fazer o download do arquivo em PDF


Joomla Templates by Joomla51.com