RECURSOS HÍDRICOS:
OS IMPACTOS DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E 
DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS

 

 



Duas famílias modelares e seu consumo semanal. Acima, numerosa família egípcia, consumidora de produtos in natura, praticamente sem carnes. Abaixo, família nuclear alemã, consumidora de embalados: laticínios, bebidas industrializadas e alimentos processados de proteína animal.

 

Durante meu Doutoramento em Geografia USP (2000-2006) foram muitas as oportunidades de explorar as diferentes interfaces mantidas pelos recursos hídricos - tema central do meu trabalho de pesquisa - com temáticas correlatas, caso flagrante dos resíduos sólidos urbanos.

Neste particular, detive minha atenção para o caso específico da fração orgânica, molhada ou ainda úmida, formada basicamente por restos de comida, talos, cascas, palha, grãos recusados.

Além de magnetizar minhas atenções pelo fato da agro-pecuária ser a atividade que detém a maior porcentagem de consumo de recursos hídricos (cerca de 70% do total), há também uma série de recortes econômicos, sociais, políticos e culturais que explicam a geração de resíduos e diferentes tipos de impactos.

Portanto, os alimentos reportam num prisma ambiental ao ciclo produtivo e às opções sócio-culturais; às formas de distribuição da produção; ao grau de industrialização da produção de alimentos e seu vínculo com a geração de embalagens; às modalidades de descarte e disposição final do lixo, etc.

Foi com a intenção de discutir estas referências que elaborei Recursos Hídricos: Os Impactos da Produção de Alimentos e dos Resíduos Orgânicos.

Na sequência, este paper foi apresentado no Iº Seminário de Pesquisa em Geografia (SEPEGE, 08/10-Set-2003), evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP.

O material foi posteriormente indexado aos Anais do Iº SEPEGE na forma de CD institucional produzido e distribuído pelo Depto de Geografia da FFLCH-USP.

 

 

O teor integral do texto publicado pode ser acessado no link abaixo.
(Texto masterizado e incorporado à Série Culinária, Gastronomia e Alimentação 2)

Clique aqui para fazer o download do arquivo em PDF



Joomla Templates by Joomla51.com