COLEÇÃO TECENDO O SABER

 

 

Aos finais de 2003, fui convidado para ser um dos co-autores da Coleção Tecendo o Saber, uma iniciativa conjunta da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Vale do Rio Doce, desenvolvida sob coordenação pedagógica do Instituto Paulo Freire de São Paulo.

Tendo por foco a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Coleção Tecendo o Saber oferece a oportunidade de estudar os conteúdos da primeira etapa do ensino fundamental, isto é, das quatro primeiras séries. Tal como o Telecurso 2000, o material é utilizado em telessalas, funcionando em escolas, empresas, sindicatos e associações comunitárias.

Minha participação na Coleção Tecendo o Saber foi desenvolvida na elaboração de texto e consultoria pedagógica nas áreas de Geografia, Meio-ambiente e Afro-educação. Neste último quesito, foquei amplo temário africanista, detendo-me em especial na crítica das fabulações que rondam o continente, seus povos e suas culturas, presentes inclusive em materiais didáticos.

Ademais, enfatizei a pertinência do temário africanista, a contribuição da cultura africana para a identidade brasileira, informações geográficas e históricas sobre o continente africano, assim como dados antropológicos que interagem com a realidade afro-brasileira. Notadamente, as contribuições foram desdobramento direto de minha experiência em afro-educação, iniciada em 1993, quando desenvolvia minha dissertação de mestrado em Antropologia Social - África.

Coleção Tecendo o Saber é um material de qualidade verdadeiramente excepcional, sendo composta por 12 volumes e 75 vídeos, dos quais 65 voltados para os estudantes e 10, visando a formação dos professores. Quem tiver oportunidade de ler os textos irá imediatamente perceber a parte que me coube nesta coleção, uma contribuição presente em nove dos doze volumes e que em termos de material escrito, somou 153.888 caracteres.

Coleção Tecendo o Saber, tanto pelos aspectos de conteúdo, metodologia de ensino e quanto na excelência na elaboração do material pedagógico, tornou-se um marco no universo das publicações centradas no EJA, representando, pois, um avanço considerável no referente à elaboração de material didático nesta especialidade.

Coleção Tecendo o Saber já está circulando em muitos estados brasileiros, sendo prevista a ampliação da sua circulação da escala atual de dezenas de milhares de exemplares para milhões de exemplares, disseminados por todo o território brasileiro.

 

COLEÇÃO TECENDO O SABER
Maurício Waldman et alli,
12 volumes e 75 Vídeos
Coordenação pedagógica do Instituto Paulo Freire (SP)
Co-edição Fundação Roberto Marinho e Fundação Vale do Rio Doce (RJ)
2005, 1395 páginas.

 

 

Mais informações
http://www.tecendoosaber.org.br/apresentacao/1_abre.htm
Joomla Templates by Joomla51.com