MESTRES E GRIÔS DO BRASIL - VALE DO PARAÍBA

 

Com alunos do Curso de Difusão Cultural do Centro de Estudos Africanos da USP, Prédio das Ciências Sociais USP, 1-06-2011 (Foto: Antonia de Lourdes dos Santos, CEA-USP).

 

No segundo semestre de 2010, fui gentilmente convidado para participar do Projeto Mestres e Griôs do Brasil - Vale do Paraíba, uma iniciativa conjunta da Fundação Cultural Palmares e da Fundação José de Paiva Neto (FJPN).

Por entender a importância de um material centrado na questão da oralidade, aceitei imediatamente o convite. Lançado em Abril de 2011, o material agrega valor ao desenvolvimento da afro-educação em sala de aula, campo ao qual tenho me dedicado faz já duas décadas, sempre contando com um amplo universo de alunos e interessados.

Quanto ao Projeto, este é formado por dois DVDs. O primeiro enfoca aspectos conceituais da oralidade, no qual junto com a historiadora Maria Antonacci (PUC-SP), me estendo longamente sobre essa notável nuança da civilização africana.

O segundo DVD centra-se na apresentação de manifestações culturais afro-brasileiras relacionadas com a oralidade: congada, jongo, moçambique, capoeira, tambores e maculelê.

Está prevista a distribuição do material para centenas de pessoas jurídicas em todo o território nacional. E para saber mais sobre o projeto, seguem a Resenha e a Capa do Projeto.

Clique aqui para fazer o download da Resenha em PDF

Clique aqui para fazer o download da Capa em PDF

 

 

Joomla Templates by Joomla51.com