NATUREZA E SOCIEDADE

COMO ESPAÇO DE CIDADANIA

 

 

Natureza e Sociedade como Espaço de Cidadania constitui capítulo da coletânea História da Cidadania.

Natureza e Sociedade como Espaço de Cidadania polemiza o conceito de cidadania no seu nexo com a questão ambiental tanto no referente aos espaços que ainda mantém características do meio natural quanto aos do meio urbano, que nos dias de hoje é por sinal, o ambiente de vida por excelência do homem moderno.

Natureza e Sociedade como Espaço de Cidadania pauta aspectos históricos da questão ambiental, conceitos e situações que regram a percepção do meio ambiente, as concepções de desenvolvimento e seus impactos na natureza, o papel das políticas públicas e, de modo articulado com este rol de temáticas, a construção social da cidadania, possível unicamente quando a prática real dos principais atores da questão ambiental mantém-se articulados entre si.

Natureza e Sociedade como Espaço de Cidadania entende ser insuficiente formar o chamado cidadão consciente. Isto porque a conservação da natureza também solicita uma sociedade participante em sua totalidade e um Estado verdadeiramente atuante.

Apenas consolidando uma atuação conjunta e coordenada em prol do equilíbrio ambiental nestes três níveis que o enfrentamento dos problemas ambientais que caracterizam a sociedade contemporânea se tornará eficaz.

 

Natureza e Sociedade como Espaço de Cidadania
Capítulo da coletânea História da Cidadania
Editora Contexto, 2003
páginas 545-561, ISBN 85-7244-217-0.

Joomla Templates by Joomla51.com