POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
E SUAS INTERFACES COM O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENTRE CONQUISTAS E DESAFIOS.

 

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS  E SUAS INTERFACES COM O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENTRE CONQUISTAS E DESAFIOS.
 

A despeito de múltiplas conexões conceituais e de articulações explicitadas no universo concreto, as temáticas da Água, do Lixo e da Energia primam por análises indutoras de uma compreensão fragmentada da realidade.

Com efeito, estes temas são quase sempre apreciados isoladamente, como se não tivessem qualquer relação uns com os outros. Daí que são omitidos e/ou ignorados pontos de vista que potencialmente frisariam os entrelaçamentos existentes entre essas três referências.

Numa única sentença, somente quando articulamos simultaneamente as variáveis da Água, do Lixo e da Energia é que podemos configurar um modelo ambientalmente exeqüível e fiável, habilitado a objetivar sistemas operacionais integrados, articulando a água, o lixo e a energia entre si e ao mesmo tempo, potencializando a operacionalização da gestão ambiental.

Foi com esta preocupação que escrevi Recursos hídricos, resíduos sólidos e matriz energética: notas conceituais, metodológicas e de gestão ambiental, texto que integra a coletânea Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas interfaces com o espaço geográfico: entre conquistas e desafios.

Integrando o Capítulo 5 desta obra, Recursos hídricos, resíduos sólidos e matriz energética: notas conceituais, metodológicas e de gestão ambiental (páginas 59-70), refere-se a um tema que está presente desde 2003 nas minhas preocupações como investigador acadêmico, trabalhado em diversos artigos, papers, no meu Doutorado (Geografia USP, 2006) e no meu primeiro Pós Doutorado (Geociências UNICAMP, 2010).

Constituindo uma das contribuições desenvolvidas no frigir do meu terceiro Pós Doutorado, desenvolvido com financiamento do Programa Nacional de Pós Doutorado (2014-2015, PNPD-CAPES), este material foi publicado em Setembro de 2016, estando desde então, à disposição de todos os interessados neste debate. 

 

 

O teor integral do texto publicado pode ser acessado no link abaixo.
Clique aqui para fazer o download do arquivo em PDF
 
 
 
 
Joomla Templates by Joomla51.com