ECOLOGIA E LUTAS SOCIAIS NO BRASIL

 

 

Ecologia e Lutas Sociais no Brasil traça um perfil da questão ambiental no território brasileiro, localizando-a na perspectiva dos movimentos sociais organizados, das populações indígenas e dos trabalhadores rurais e urbanos. Excluindo o recurso aos slogans altissonantes, recupera a inserção social, geográfica e histórica da questão ambiental.

Ecologia e Lutas Sociais no Brasil examina a ecologia na perspectiva dos trabalhadores, os movimentos ecológicos e sua relação com a sociedade, estuda a divisão internacional dos riscos técnicos ambientais, o movimento dos povos da floresta, o impacto produzido pela construção das grandes hidrelétricas e tratando com profundidade a questão nuclear brasileira, apontando dados estarrecedores.

Ecologia e Lutas Sociais no Brasil reúne textos elaborados a partir da observação direta dos acontecimentos e dos embates teóricos que marcaram o movimento ecológico brasileiro, sempre com bases históricas, geográficas e sociológicas.

Ecologia e Lutas Sociais no Brasil retrata a questão ambiental no prisma de um ambientalismo preocupado com soluções autênticas para a questão da conservação da natureza.

Ecologia e Lutas Sociais no Brasil explicita temas desenvolvidos com desenvoltura, resultando numa obra fundamental para estudantes de nível superior de geografia, sociologia, história e ciências ambientais em geral, além de militantes ambientalistas e pessoas preocupadas com soluções autênticas para a questão do meio ambiente.

 

Ecologia e Lutas Sociais no Brasil
Mauricio Waldman
Editora Contexto, 1992, ISBN 85-7244-019-4.
126 pág., formato: 13,8 X 21.

 

 

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

1. Ecologia na perspectiva dos trabalhadores

2. Divisão Internacional dos riscos técnicos ambientais

3. Movimento ecológico: Combativo ou de resultados?

4. Um diálogo ecológico com Marx

5. Povos da Floresta resistem à devastação

6. Atingidos por barragens: uma saga popular e ecológica

7. Questão nuclear e lutas antinucleares no Brasil

BIBLIOGRAFIA

O AUTOR NO CONTEXTO




TEXTOS CORRELATOS

Ecologia na perspectiva dos trabalhadores - artigo para a revista Tempo e Presença, Maio/1988.

Joomla Templates by Joomla51.com