ENTREVISTA DENATRAN

Série Trânsito Consciente

 

Vista de uma das ciclovias de Londres

  

É voz corrente que o automóvel tornou-se pivô de sérios desequilíbrios urbanos, inspirando discursos críticos do transporte individual. Com certeza, o carro tem se demonstrado inadequado para o planeta e ineficaz enquanto meio de locomoção nas metrópoles. Portanto, urge reagir e materializar atitudes propositivas.

Assim, contrariamente aos que transformaram o ambientalismo num meio e não como modo de vida, desde 1992 só ando a pé, de bicicleta, trem e metrô. Não tenho automóvel e sequer pretendo adquirir um. Adotei como meta ajustar minha vida de acordo com uma agenda pela qual quem administra meu tempo sou eu, o que exclui inferências que pretendem regrá-lo em meu nome.

Exatamente pelo fato de ser coerente com o que tenho predicado, a Série Trânsito Consciente, uma produção do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Ministério das Cidades, contatou-me com a finalidade de gravar o meu cotidiano de vida.

A entrevista foi veiculada no estado de São Paulo pela TV CULTURA, em 4 de Agosto de 2007 (Sábado) das 13:00 às 14:00 horas.

Esta gravação foi posteriormente retransmitida em todo o território nacional pelos Departamentos Estaduais de Trânsito, e ademais, por órgãos e entidades associadas ao Sistema Nacional de Trânsito.

Série Trânsito Consciente utiliza linguagem acessível. É composta por 20 capítulos, dos quais justamente o 20º - Questão Ambiental e o Trânsito - inclui a entrevista que concedi.

Quem desejar assistir via Internet a Série Trânsito Consciente - ou particularmente o capítulo Questão Ambiental e o Trânsito - basta acessar o link abaixo e no portal, clicar no programa número 20.

Forme sua opinião: www.denatran.gov.br/campanhas/hotsite/index.html

Joomla Templates by Joomla51.com