TESE DE DOUTORADO (2000 - 2006)

ÁGUA E METRÓPOLE: LIMITES E EXPECTATIVAS DO TEMPO

 

Manifestação contra a poluição da Billings: Ecologistas do ABC, liderados por Fernando Vitor, protestam contra a poluição, no bairro de Eldorado Paulista, em Diadema
(Fonte: Jornal O Povo, edição de 21 de Novembro de 1971).
 

Seguramente Água e Metrópole: Limites e Expectativas do Tempo constituiu um trabalho de grande complexidade. Isto porque aborda articuladamente diversas referências conceituais e metodológicas, dentre as quais as referentes ao meio urbano, à questão ambiental, aos recursos hídricos e aos conceitos de Tempo e de Espaço.

Orientado pelo Prof. Dr. Ariovaldo Umbelino de Oliveira, do Depto de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), a pesquisa desenvolveu-se na região do Grande ABC Paulista, pólo dotado de forte dinamismo no interior da Região Metropolitana de São Paulo, enfatizando a questão do abastecimento de água da metrópole paulista e particularmente a Represa Billings. 

A elaboração da Água e Metrópole: Limites e Expectativas do Tempo gerou um texto com 1.180.962 caracteres, resultando em cinco volumes em termos do formato institucional para teses acadêmicas. O texto agrega também 4 box, 44 mapas, 2 croquis, 3 esquemas, 4 gráficos, 14 tabelas e 74 imagens, boa parte das quais reportando a levantamento iconográfico associado ao trabalho de campo.

A Banca, presidida pelo orientador, foi composta pelos Professores Doutores José William Vesentini (USP), Arlete Moyses Rodrigues (UNICAMP), Dirce Maria Antunes Suetgaray (UFRS) e Marcos Bernardino de Carvalho (PUC-SP), todos exponentes de notório trânsito acadêmico.

A tese foi aprovada juntamente com a recomendação de que o material fosse publicado. Ademais, a Banca delegou a mim em seu parecer final, a decisão de incluir ou não as considerações advindas dos debates.

Isso posto, o texto disponibilizado para consulta pública é absolutamente o mesmo apresentado na minha defesa, não incluindo qualquer alteração relativamente ao original.

Água e Metrópole: Limites e Expectativas do Tempo obteve repercussão e reconhecimento, sendo crescentemente incluída em acervos, bibliotecas e centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

Quem desejar acessar Água e Metrópole: Limites e Expectativas do Tempo basta acessar qualquer um dos links abaixo e fazer o download.

Dado que a Universidade de São Paulo detém direitos autorais sobre o texto, é recomendável citá-lo sempre que se recorrer aos dados apresentados.

 

   

Acesso ao texto da Tese - Biblioteca Digital Universidade de São Paulo (USP):
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-20062007-152538/
 
 

TEXTOS E MATERIAIS CORRELATOS 

 
Após 19 meses Sistema Cantareira sai do volume morto
Depoimento Waldman para a Rede TV News 30-12-2015
Acesso à Entrevista


Os Impactos são incomensuráveis, diz ambientalista
Entrevista Rede Brasil Atual, 17 de Julho de 2013
Acesso à Reportagem
 
 
Arborização em São Paulo
Depoimento publicado no Jornal da Tarde - Cidade
Sábado, 26 de Maio de 2012
Acesso à Reportagem
 
 
Alga é indicativo de má qualidade
Depoimento publicado no Jornal Metro ABC, quinta-feira, 12 de Abril de 2012
Acesso à Reportagem
 
 
Água no Século XXI: Recurso Precioso e Estratégico
(Texto masterizado e incorporado à Série Recursos Hídricos 6)
Site Cortez Editora, Março de 2013
Acesso ao Texto
 
 
Billings: Desafios da Potabilidade
Artigo rápido - blitzartikel - publicado no Jornal Mais Notícias (Ribeirão Pires), Seção Eco Mais,página 10, em 22 de Março de 2012
Acesso ao Texto
 
 
Entrevista para o Caderno Especial Projeto Tietê 20 Anos  
Diário do Grande ABC, 18-12-2011
Acesso à Entrevista
 
 
Programa Especial da Rádio Nações Unidas
 Depoimentos de Maurício Waldman, Setembro de 2011
Acesso aos Programas da Rádio Nações Unidas
 
 
Depoimento prestado para o Jornal de Opinião
publicação da Arquidiocese de Belo Horizonte, página 8, Julho de 2011. Depoimento ao Jornal de Opinião

 

 
Joomla Templates by Joomla51.com