• Imprimir

 

 

Analisar e registrar reflexões sobre resíduos sólidos têm sido uma atividade rotineira na minha trajetória como pesquisador e especialista em Lixo, sendo um dos desdobramentos desta orientação, a elaboração de artigos que buscam traduzir informações e questões técnicas em artigos sintéticos voltados para o grande público.

No início de 2018, a partir de convite dos responsáveis pelo BLOG COMPOSTSCHÊIRA (de Porto Alegre, RS), concordei em iniciar minha participação na forma de textos com foco no temário relacionado à compostagem e questões matriciais associadas aos resíduos sólidos.

Assim sendo, foi lançado BLOG COMPOSTSCHÊIRA, a COLUNA LIXO-LÓGICAS, sob minha titularidade, cuja matriz conceitual são os trabalhos de WILLIAM RATHJE, antropólogo norte-americano que dedicou grandes esforços em formular uma nova disciplina, a GARGOLOGY, ou LIXOLOGIA em português.

O destaque dado à obra de WILLIAM RATHJE não é fortuito. A GARGOLOGY tem por mote central a premissa de que a forma como os resíduos são gerados e gerenciados, reflete o modo de vida dos grupos humanos a eles associados, seja na escala de grupos, comunidades, culturas ou civilizações.

Nesta perspectiva, os refugos revelariam os desígnios sociais fundantes de uma época e de uma cultura, e mais ainda, não haveria como desvincular qualquer vestígio material dos processos que respaldam o surgimento dos lixos, reportando a inferências sociais, culturais, políticas, tecnológicas e históricas conectadas aos contextos responsáveis pela geração de resíduos.

Pois então, com base neste marco teórico, iniciei em Abril de 2018 a confecção de artigos para a COLUNA LIXO-LÓGICAS, textos sempre inéditos elaborados com a preocupação em realçar a importância da participação de cada cidadão no equacionamento da questão do lixo, um dos mais pungentes dilemas das metrópoles em todo o Planeta.

Seguem, pois os textos da COLUNA LIXO-LÓGICAS publicados pelo BLOG COMPOSTSCHÊIRA .

Para acessá-los, basta clicar no título de cada artigo:

 

Foco na Compostagem Doméstica
(Texto masterizado e incorporado à Série Resíduos Sólidos 18)
Disponibilizado no dia 01-11-2018


Resíduos Sólidos e Justiça Ambiental
(Texto masterizado e incorporado à Série Resíduos Sólidos 16)

Disponibilizado no dia 06-08-2018

Repensando o Lixo Orgânico
(Texto masterizado e incorporado à Série Resíduos Sólidos 19)

Disponibilizado no dia 21-07-2018.

Brasil: País Sem Lixologia
(Texto masterizado e incorporado à Série Resíduos Sólidos 20)

Disponibilizado no dia 18-04-2018