A TRAGÉDIA DOS MANANCIAIS DO GRANDE ABC

 

Participantes do curso  promovido em 2005 pela AGDS, São Bernardo do Campo (SP)

 

Um dado significativo do meu doutoramento na Geografia USP (2000-2006) foi minha atuação em diversas palestras, seminários e cursos de capacitação da sociedade civil relacionados com os recursos hídricos. 

Outro aspecto importante foi a elaboração de diversos ensaios, papers e outros textos de apoio, atividades que repercutiram para a formulação de muitos dos arrazoados presentes na minha Tese de Doutorado.

O texto A Tragédia dos Mananciais do Grande ABC, datado de 2004, foi um dos ensaios elaborados durante minhas pesquisas, originalmente distribuído nos cursos que a Associação Global de  Desenvolvimento Sustentado (AGDS) desenvolveu com o apoio da Fundação Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO São Paulo).

Dizendo respeito ao contexto relacionado com a destruição dos mananciais do ABC Paulista, o texto tematiza a questão ambiental, os recursos hídricos, a urbanização brasileira, a região metropolitana de São Paulo e o Grande ABC, explicitando os contornos de um processo que tem se repetido ao longo de décadas, suscitando grave comprometimento da capacidade de atendimento da demanda hídrica da metrópole paulista.

Uma discussão disponível a todo o interessado no arquivo abaixo.

 

 

 

O teor integral do texto publicado pode ser acessado no link abaixo. 
Clique aqui para fazer o download do arquivo em PDF


Joomla Templates by Joomla51.com